online. Grata pela visita e leitura da minha prosa. Sonia Regina. prosa, somente prosa: O Piruá e o segundo turno das eleições presidenciais

O Piruá e o segundo turno das eleições presidenciais


Venho lendo exaustivamente, este mês de outubro, jornais e revistas eletrônicos. Postei em meu blog Pousio trechos de matérias (às quais me refiro e para as quais coloco o link) que me chamaram à atenção; alguns efetivamente me desconcertaram. Lá tenho organizado os Manifestos e as notícias referentes ao Pré-Sal, por exemplo. É um material pouco lido pelos visitantes costumeiros, já que o blog não é um diário. Atingiu o rank 3 por ser procurado pelos textos literários publicados em datas até bem antigas: as postagens mais lidas da coluna da direita o confirmam.
Li há pouco a carta do bispo de Caçador, Dom Luiz Carlos Eccel, publicada hoje pela Carta Maior [http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17143]. Mais uma matéria para o Pousio, diga-se de passagem. Dom Luiz Carlos Eccel faz uma referência ao texto A Pipoca, de Rubem Alves:
  “ (...) Estão até manipulando o texto do Papa, para justificar a sede do poder. (cf. http://www.releituras.com/rubemalves_pipoca.asp) É a Vontade de Deus que nos salva e não a nossa, e sobre isto precisamos sempre nos exortar mutuamente, como diz o Apóstolo São Paulo. Portanto, que nossa fé seja sempre vivificada pela mútua exortação. Pode ocorrer de nos esquecermos que somos todos peregrinos caminhando para a Casa do Pai, e quando lá chegarmos, poderemos ouvir de Jesus o seguinte: “Afastai-vos de mim, vós que praticastes a injustiça, a maldade” (Lc13,27). Creio que ninguém vai querer ouvir isto naquela hora. Seu passaporte está em dia? Pode ter certeza de que a eternidade existe… (...)
Segui a referência, e compreendi a alusão. Significativa, justa, feliz na analogia. Diz Rubem Alves:
“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.”
Não sou militante do PT ou de nenhum partido, como não professo nenhuma religião: mas tenho convicções e crenças.  A carta do bispo de Caçador, Dom Luiz Carlos Eccel, e o texto A Pipoca, de Rubem Alves, me fizeram escrever este texto, onde declaro meu apoio a Dilma e através do qual convoco que leiam o que andei publicando este mês, em http://pousio.blogspot.com. Coloquei lá matérias que, como disse anteriormente, me esclareceram vários pontos e me fizeram decidir.
Repito, o blog é literário e tem leitores bastantes que o fizeram estar no rank 3, um bom rank. Não preciso de mais leitores, embora dê as boas-vindas para quem chegar. O interesse deste convite é a oferenda que faço aos que queiram, com seus próprios olhos, ler nas entrelinhas e ver os bastidores. Aos que não desejem ser como o Piruá “o milho de pipoca que se recusa a estourar” (cf. http://www.releituras.com/rubemalves_pipoca.asp).

Sonia Regina
30.10.10

_____________________________________________________
Sonia Regina é psicóloga e professora. Escritora e poeta, fundou em 2001 o periódico digital Laboratório da Palavra e em 2009 a revista eletrônica Letras et cetera, dos quais é a editora responsável.

 

Somente Prosa é licenciado por Creative Commons: vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.


©2010 Sonia Regina